quinta-feira, 15 de março de 2012

' E eu sempre estarei aqui ...


   E ela sofre tanto por ele; espera tanto por ele; e ele nem lembra que ela existe só quando precisa dos carinhos dela é que ele a procura, sempre foi assim. Ela aceitou, se acostumou (...) mas sofre cada vez que ele se vai e começa um outro amor.
 Ela enlouquece longe dele, e se desespera quando esta perto; não sabe o que fazer, o que esperar dele, e sempre mete os pés pelas mãos.
 ' E é pra mim que ela corre chorando, sou eu quem ouve seu lamentos e cura suas depressões. Não é que eu não queira o fazer, até gosto, mostra o quanto ela confia em mim, e que sirvo de apoio pra ela; mas doe tanto ve-la chorar por quem não a merece.
 ' Perguntei a ele na nossa ultima conversa quem ela amava mais, a ele ou a ela mesma; e ela me respondeu que amava mais a ele; coitada, se perguntase o mesmo a ele a resposta seria a mesma, ama mais a ele (...) uma prova disso é o que faz com o coraçãozinho dela, por suas vontades e desmandos.
 Mas ela é tão menina ainda, tão inocente pras coisas do amor, se ja tive-se passado por o que eu passei, saberia que amor é bem mais que essa sençassão de ecstasse que ela sente ao ve-lo subindo a rua da sua casa. Saberia que amor é o que eu sinto por ela, e ela sente por mim; saberia que amor é o sentimos pelos nossos pais e por aqueles que convivemos a muito tempo; que isso que ela sente são os hormônios da juventude e que isso passa.
 Saberia tambem que um dia vai encontra-lo, daqui 10 ou 20 anos talvez, quando estiver caminhado na rua acompanhada de seus filhos, ou na fila de um banco talvez, vai comprimenta-lo se o reconhecer ainda, e seus filhos perguntaram quem era aquele homem; vai sorrir e responde com lembranças na memoria :
 - Um amigo, Um velho amigo!
'  Mas eu disse a ela, na certeza de estar aqui caso alguma coisa der errado; Aproveite essa fase, curta tudo que estas sentindo, é assim mesmo parece inatingivel e interminavel, é só o primeiro de muitos amores que virão. Por que isso passa, sempre passa; por maior que parece ser, terminará (...)
Conheço tão bem essa senssação. É magico, desconcertante. Eu sei.
   '  Lembro das vezes que senti isso, e de tudo que veio depois, e lembro do motivo pelo qual se findou; meu peito aperta mas ao mesmo tempo sinto um alivio imenso. 
  E ai lembro que me amo mais, que sou mais eu e que por mais que doa ter dito nãos pra ele quando queria dizer Sim e Sim; lembro que isso não vai me matar;  e que eu mereço, quem me dê valor; talvez eu não ame essa pessoa, mas se me fizer sorrir e se secar as lagrimas que a vida fizer cair, estará valendo.
  Aprendi o que tento te ensinar hoje, não pra te poupar de viver, mas pra te avisar das dores que podem surgir, e ajudar-te sempre a supera-las.  Que estamos aqui pra viver, aproveitar o interva-lo entre nascer e morrer, e isso inclui me aproximar de quem me faz bem e me quer bem e me afastar de todo resto que me atrasa; mesmo que as vezes isso doua imensamente; o que vai valer é o resultado, uma mulher no lugar da menina.
  ' A mulher que é como a rocha, que é capaz de suporta a maior das tormentas mas que se transforma a cada brisa. "

   


* Texto dedicado a minha prima e grande amiga Marcela Cristina Agostinho.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário